eu comecei a escrever essa newsletter em 2019. ela surgiu como um recurso que encontrei que me motivasse a estudar mais o tarô. era um jeito de eu tirar uma carta aleatória por semana, mergulhar num estudo sobre ela e compartilhar com alguém que estivesse a fim de ler. mas mais do que uma preocupação de que meu texto fosse encontrar leitores, eu estava focado no exercício da aprendizagem e da escrita.
de lá para cá foram vários hiatos. idas e vindas que estavam sintonizadas com cobranças externas (as particularidades da vida) e também cobranças internas. quem tem algum envolvimento com o tarô - mas acredito que também com qualquer tipo de atividade paralela/hobbie/aprendizado - sabe que há algo maior que a gente que mexe com essa vontade e disposição do fazer. algo que te faz “brigar” com o processo, se afastar, até que uma hora você sente vontade de fazer as pazes.
eu sei que é muito chato para você aí do outro lado de repente não receber mais notícias daquele projeto que você estava seguindo, daquela pessoa que você estava criando uma espécie de intimidade. eu também estou desse outro lado e sei como é. mas aí eu gosto de pensar naquela relação que temos com os amigos mais íntimos. aquela que a pessoa some por um tempo, mas depois volta. e quando volta, parece que nenhum tempo se passou. e a relação é tão honesta que não há uma cobrança por isso. há apenas um “matar a saudade”, aquele botar a fofoca em dia.
essa é uma cartinha de despedida de um desses hiatos. porque eu quero voltar, porque eu quero compartilhar mais da minha jornada pelo tarô com você, porque eu quero estar mais perto. é uma cartinha de despedida também deste ano que não foi fácil. que 2023 possa ser melhor. e um obrigado por você estar aqui, por você ser aquele amigo ou amiga que me acompanha, mesmo quando estou distante. espero que essa minha jornada te inspire, que seus projetos pessoais saiam do papel, que suas aventuras sejam escritas. a gente se encontra na próxima semana. ;)
"no matter what you do, you have knowledge that can be useful to others". Karen Wickre
*imagem: Yutha Adiputra Yamanaka.
cliques que podem ser legais:
escrever é um processo de autocombustão;
eu tenho o hábito de escrever uma retrospectiva do meu ano. ainda não fiz a desse, mas (se te interessar) a de 2021 está aqui;
gifs antigos para deixar grupos de WhatsApp mais nostálgicos rs.